segunda-feira, 20 de agosto de 2007

O regresso:

A razão que me faz escrever aqui outra vez: O Extremismo.
Sou contra qualquer tipo de extremismos. Sejam eles políticos (da direita à esquerda), religiosos, clubísticos... AMBIENTALISTAS!

Comecemos pela nossa terra:

A Serra de Montesinho não tem parque eólico em Portugal. Os passarinhos podem-se espetar nas pás dos geradores, e como são espertos e identificam as fronteiras, não vão voar para Espanha, pois 10 metros para lá da fronteira já há "ventoinhas" com 80 metros de altura!

Apesar da prosperidade que poderia trazer à região uma ligação à Puebla de Sanabria, que até é servida pela auto-estrada que liga Madrid à Galiza, os Eco-Fundamentalistas que moram lá para os lados da capital não querem deixar que os coelhinhos possam morrer atropelados pelos assassinos que andam na estrada! No entanto fecham os olhos aos caçadores furtivos que madrugada após madrugada se passeiam pelos montes do distrito a chacinar tudo o que mexa e tenha pelo ou asas!
Mais! Lá para os lados de Lisboa não há seres vivos? E esses? São mais espertos que os de cá e não atravessam estradas, é?

Por falar em estradas! Vimioso: Uma associação qualquer dos lados do Porto descobriu uma família de ratos diferentes de todos os outros ratos... Tinham pelo, nariz, olhos, orelhas grandes e rabo comprido como todos os outros, mas eram diferentes! Diferentes ao ponto de impedirem a construção de um Itinerário Complementar que "aproximaria" essa vila do resto do concelho! No entanto essa associação fecha insistentemente os olhos às águas que correm no rio que passa na sua terra natal. Falo do rio Ave, que deve ser um dos rios mais poluídos do país, se não o mais poluído!

Agora, temos isto dos Organismos Geneticamente Modificados (OGM).
Um movimento de ambientalistas (eu chamo-lhe, sem medo nenhum, agrupamento de vandalos freaks, sem ideais e sem ideias) criado recentemente dirige-se a Silves, numa operação "patrocinada" pelo Instituto Português da Juventude, e desata a arrancar uma plantação de milho que até era o único meio de sustento de uma família, pelo facto de esse milho ser geneticamente modificado...
Os jovens metem ácidos pela garganta abaixo, fumam Haxe... Enfim! Fartam-se de ingerir químicos que os ponham a delirar e os transportem para um mundo perfeito... No entanto, destroem uma plantação de milho que já se provou estar dentro da legalidade!



Senhores Eco-Fundamentalistas:
Não têm coisas interessantes para fazer? Sexo, por exemplo! Ocupa-vos o tempo impedindo-vos de gastar esse tempo a fazer e a dizer asneiras e ainda vos dá prazer!
Abram mas é os olhos para a vida! Estamos em pleno século XXI! Toda a natureza está em constante evolução e adaptação... Só vocês é que não! E pior que isso! Para além de vocês não querem evoluir nem se quererem adaptar, ainda impedem que os outros possam prosseguir com essa evolução e adaptação!
Eu lembro-me de estudar estas teorias no secundário... Já lá vão uns bons 10, 11, 12 anos... Mas lembro-me! E lembro-me bem da teoria da adaptação das espécies ao meio que as envolve, e depois a selecção natural fazer o resto... As espécies que se adaptam, evoluem conforme as condições que as rodeiam. As que não se adaptam, ou migram, ou estão condenadas à extinção! Está mais que visto que vocês não se adaptam...

3 comentários:

Anónimo disse...

boa tarde
Concordo com tudo o que tu disses-te excepto com um ponto...
não concordo com os transgenicos, mesmo com os (supostos) beneficios que eles possam eventualmente trazer! a longo prazo nada esta garantido tanto para a saúde, como o futuro e garantia de abastecimento das sementes destes...
e passo a explicar, a longo prazo não se sabe que possiveis beneficios\prejuizos para a nossa saude! segundo, as principais empresas que detêm as patentes (burrocracias!!) para a produção destas sementes são norte americanas, e podem contar-se pelos dedos de uma mão, sendo a principal empresa a Monsanto(EUA) que em países subdesenvolvidos faz contratos quase vitalicios para a adquisição das mesmas, de frisar ainda que as plantas de segunda geração não produzem semente, e ainda assim podem mesmo polinizar outras, caso os agricultores comprem de outras marcas estão sujeitos a uma penalização dos tribunais, e ainda têm o mesmo tipo de contratos na colombia para os pesticidas e fertilizantes, ainda que contenham substancias toxicas à muito poibidas em paises "desenvolvidos"! Felizmente ainda não chegou a Portugal, esse tipo de esquema altamente lucrativo para quem o faz!!
Mas passo desde ja a dizer que discordo com as formas de protesto adoptadas por aquelas pessoas, que têm à sua disposição instancias próprias para se manifestarem o seu desagrado, ainda funcionem mal, prejudicando pessoas que so querem sobreviver.
Cumprimentos, e continuem o EXCELENTE trabalho que têm vindo a desenvolver!

Anónimo disse...

Ora aí está! Se reparares, eu nunca mencionei em lado nenhum se concordava ou não com a plantação de OGM's! Manifestei-me totalmente contra a forma de protesto adoptada pelo Movimento Verde Eufémia! Na minha opinião o que se passou foi vergonhoso, e resolvi dar aqui a minha opinião sobre o fundamentalismo ambiental... Se calhar tão perigoso como os fundamentalismos religiosos!

Obrigado por nos visitares, pelo comentário e pela força!
Temos este espaço aberto para debater várias opiniões e contamos contigo para nos ajudares nisso.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Nordeste visto de fora…
Um texto para nos fazer pensar.