sexta-feira, 15 de junho de 2007

O direito à resposta que é negado no Bragança Nacional

O totalitarismo estará para sempre ligado ao Fascismo. A censura, a informação devidamente filtrada, o não direito à resposta... Visto que estas características estão bem patentes no blog Bragança Nacional, onde não nos é dado o direito a responder a um comunicado (ler aqui), temos de recorrer a este mesmo para exercermos aquilo que é um direito conferido a qualquer cidadão deste País.

Em resposta à reportagem "Jovens activistas contra o Fascismo" publicada na edição de 14 de Junho de 2007 do Mensageiro de Bragança, o responsável pelo blog Bragança Nacional (recordamos que é a mesma pessoa que constantemente viola as leis dos nosso país no blog Holocausto) emitiu um comunicado tentando argumentar alguns dos pontos focados na reportagem.

Eis os argumentos, aos quais nós respondemos:

a) "(...)movimento Bragança Nacional que foi atacado por corajosos anónimos dia 14 de Junho no jornal Mensageiro de Bragança(...)"

b) "1 – O movimento Bragança Nacional deu inicio às suas actividades no dia 7 de Maio, pelo que surgiu apenas há cerca de 1 mês;"

c) "2 – O movimento Bragança Nacional é contra qualquer tipo de vandalismo, houve distribuição de panfletos como foi noticiado aqui no blogue mas não houve quaisquer paredes pintadas pelo movimento;"

d) "3 – O movimento Bragança Nacional é classificado nesta entrevista como um grupo de extremistas, no entanto os jovens antifascistas com ligações claras a grupelhos de extrema-esquerda (como se pode observar no blogue dos jovens) são vistos como defensores da justiça, algo que se pode confirmar não ser de todo verdade vendo por exemplo o vandalismo/pinturas de extrema-esquerda que estão espalhadas pela cidade de Bragança;"

e) "4 – Por fim, nesta entrevista tentaram ligar-nos (de forma forçada) a algo que de nada sabemos, nem temos responsabilidade."

f) "Esperemos ter contribuído com este comunicado para o esclarecimento da verdade, que é sempre o nosso principal objectivo."


Respostas:

a) Os dois entrevistados estão devidamente identificados pela Jornalista do Mensageiro de Bragança. Simplesmente não aceitaram ser fotografados nem que fossem mencionados os seus nomes verdadeiros pelos motivos apresentados na reportagem. Más experiências antigas com grupos de Extrema-Direita passados por um dos elementos do Movimento Bragança Antifascista levam-nos a ter que tomar algumas medidas de precaução. No entanto, nenhuma das pessoas ligadas ao Movimento anda na cidade de cara tapada a entregar panfletos ou desdobráveis! Até hoje já foram distribuidos cerca de 1000 folhetos informativos em mão. Assumimos a nossa luta perante toda a gente.
No entanto, lendo a reportagem, verificamos que o autor do blog nacionalista foi contactado para ser entrevistado não tendo no entanto acedido a tal pedido. Falta de tempo ou, aqui sim, falta de coragem?

b) O BLOG do Movimento Bragança Nacional surgiu há cerca de um mês! No entanto o seu autor anda-se a mostrar pela cidade há mais tempo, e as acções de campanha ligadas a Movimentos Nacional-Socialistas, Fascistas ou Nacionalistas em Bragança não são só observáveis desde os últimos 30 ou 40 dias.

c) Recordamos aos leitores deste blog a seguinte apresentação. Fazendo ainda uma visita ao outro blog do autor do Bragança Nacional (Holocausto), chega-se à conclusão que não é necessário fazer um grande esforço para descobrir posts ou comentários onde o próprio admite ter feito várias pinturas em paredes da nossa cidade. Recordamos ainda que temos em nossa posse todos os posts e comentários desse blog até ao dia 31 de Maio, que usaremos caso o autor resolva apagar alguma mensagem que o incrimine. Mais uma vez reforçamos que estamos dispostos a fornecer esses ficheiros a quem os solicitar.

d) O Movimento Bragança Antifascista é um movimento apartidário, que conta com pessoas dos mais variados quadrantes políticos, e que desde o seu início sempre assumiu que a sua luta se iria focar na colagem de cartazes e distribuição de panfletos! Nunca negou a existência de pinturas ligadas a partidos de esquerda ou a movimentos anarquistas em Bragança, no entanto fez sempre questão de recusar a responsabilidade por essas pinturas e de afirmar que esse não é o meio que usam para passar a mensagem.

e) Em plena Semana Académica de Bragança, passeou-se pela cidade um grupo de pessoas ostentando simbologia ligada ao Nacional-Socialismo e ao Nacionalismo (e sim, um deles tinha tatuada no braço uma águia imperial e a frase "White Pride"). No dia em que actuou o DJ Fernando Alvim, esse grupo fez questão de efectuar a saudação Nazi quando o referido DJ reproduziu o tema "Grândola Vila Morena" do José Afonso. Qualquer pessoa minimamente informada sobre este tipo de movimentos conseguiu identificar os referidos cidadãos. Fomos inclusivé contactados por brigantinos alheios ao Bragança Antifascista alertando-nos para a presença de tais pessoas na cidade. Nessa mesma semana, houve distribuição de campanha da Juventude Nacionalista. Coincidência?

f) Como é que a verdade pode ser o principal objectivo de alguém que num blog afirma uma coisa, e no outro se contraria completamente? Mais uma vez apelamos a quem nos visita para uma leitura dos arquivos do blog Holocausto. Só assim se poderá chegar à verdade!

8 comentários:

Bragança Antifascista! disse...

A actividade do André (AKA Nazione) é tão conhecida que dá origem a
comentários destes no Fórum Nacional.
Click!

Anónimo disse...

Obs.:
Abram o link numa nova janela! (click direito, opção "Open in new window", ou "Abrir em nova janela")

Anónimo disse...

hehehe!

Anónimo disse...

Axo k esta vai deixar o jovem nacionalista com os cabelos em pé !!!
Ah é verdade ... ele tem leucemia, caiu lhe o cabelo :(

Anónimo disse...

como se costuma dizer, Deus quando os marca é por alguma coisa, hehehehehhe, eu sei que esta é baixa....

Nazione disse...

Ui, este ultimo comentário é digno de um antifascista...talvez um dia Deus te marque a ti!

Anónimo disse...

Uuhhh... Que tom ameaçador, oh Nazione! O que vale é que te identificaste com a tua versão Nazi! Se não, a assinares André já eram mais uns votos perdidos para o teu angélico movimento! Aquele cujo fundador não pinta paredes e sistematicamente censura os vândalos e incultos dos Anti-fascistas! Esses prevaricadores das latas de tinta que devem andar para aí a pintar suásticas... Mas espera aí? Os anti-fascistas não são comunas? Quanto muito bloquistas, socialistas, ou quem sabe sociais democratas... Bandidos! Esses gajos...

Anónimo disse...

Arquivos do blog Holocausto até ao dia 22 de Junho guardados! Alguém quer?