domingo, 6 de setembro de 2009

[Carlo Giuliani] Polícia matou em legítima defesa segundo Tribunal Europeu...

Segundo o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos Mario Placanica, o carabinieri que assassinou Carlo Giuliani, agiu em legítima defesa. Os juízes de Estrasburgo recusaram assim todos os elementos de recurso da família de Giuliani contra o estado italiano, declarando que não foi violada a Convenção Europeia de Direitos Humanos. No entanto para este juízo aceitaram a versão dos factos do estado italiano.

O que diz a sentença é que o polícia não fez uso excessivo de força, pois respondeu ao que considerava ser um perigo eminente para a sua vida e para a dos seus colegas. Segundo o tribunal o estado italiano colaborou suficientemente com a investigação a este caso contrariamente ao que diz a família Giuliani.

O único ponto em que o estado foi prejudicado foi no que toca à planificação da segurança não só dos participantes da reunião do G8, mas também a segurança de quem protesta. Por esta razão o estado italiano terá que pagar 40.000€ à família Giuliani.

Certamente que este dinheiro não o trará de volta, e esta sentença acaba por não ser surpresa nenhuma... Obviamente que não iremos ver tribunal algum dar razão a quem se opõe ao sistema.

0 comentários: