segunda-feira, 13 de agosto de 2007

«Todos diferentes, todos iguais» está de regresso


Portugal Diário
2007/08/12 | 00:16

Campanha volta ao espaço público dez anos depois

A nova campanha contra a discriminação «todos diferentes, todos iguais» foi apresentada em Leiria, dez anos depois da primeira iniciativa com o mesmo slogan, informa a agência Lusa.

O secretário de Estado da Juventude e Desporto, Laurentino Dias, disse que esta é «uma temática sempre actual» e que «há muito por fazer» pela «igualdade».

O Dia Internacional da Juventude, neste domingo, vai marcar o arranque da campanha, que terá uma imagem renovada para a rádio, televisão, cinema e imprensa escrita.

Laurentino Dias pretende repetir o sucesso da campanha anterior, «realizada há dez anos com êxito», para que as pessoas tenham «a consciência de que cada um pode contribuir para aproximar» o outro e «fazê-lo mais igual».

«Um mundo mais igual para todos» é o objectivo expresso no final de cada «spot» da iniciativa promovida pela secretaria de Estado da Juventude e Desporto.

Ver as pessoas sem olhar a raças e credos

Helena Silva
Jornal de Notícias


Dez anos depois, está de regresso a Portugal e outros países da Europa a campanha "Todos Diferentes, Todos Iguais", que pretende ajudar a semear, sobretudo junto dos mais jovens, sementes contra a intolerância. Ontem, a acção - que se tem pautado, nos últimos três meses, pela realização de acções e debates promovidos por associações - assumiu contornos mais mediáticos, com o lançamento, em Leiria, de três filmes e diversos cartazes. "Quando vês nacionalidade, raça ou credo, não vês a pessoa" é o alerta da campanha que envolve, na organização, o Conselho da Europa, a secretaria de Estado da Juventude e do Desporto e o Instituto Português da Juventude.

"A sociedade portuguesa é uma sociedade tolerante", considerou Laurentino Dias, secretário de Estado da Juventude e do Desporto, frisando que a actualidade da campanha se justifica com o facto de "dificilmente uma sociedade moderna conseguir atingir o dia em que conclua que não é preciso fazer mais nada na luta contra a discriminação". "Há sempre alguma coisa que é preciso fazer", sustentou.

O governante explicou ainda que, como Portugal preside, neste semestre, à União Europeia, se pretende que a campanha "se desenvolva de uma forma muito forte".

A apresentação foi feita em Leiria, no dia em que a cidade recebeu o jogo de futebol F.C.Porto-Sporting. O encontro foi aproveitado para chamar a atenção sobre a questão. E, sublinhou o secretário de Estado, o futebol é um exemplo de tolerância. "Jogadores de várias nacionalidades dão o seu contributo e, coordenados por um treinador, jogam em equipa, puxando todos para o mesmo lado", afirmou, acreditando que este exemplo pode ser "passado para o mundo, de forma a que se torne mais igual e fraterno".

A ex-atleta olímpica Rosa Mota, o actor Rodrigo Menezes e a apresentadora Marta Leite Castro são alguns dos rostos mediáticos da campanha.

Portugal Diário
Jornal de Notícias

0 comentários: