segunda-feira, 13 de agosto de 2007
«Todos diferentes, todos iguais» está de regresso
Portugal Diário
2007/08/12 | 00:16
Campanha volta ao espaço público dez anos depois
A nova campanha contra a discriminação «todos diferentes, todos iguais» foi apresentada em Leiria, dez anos depois da primeira iniciativa com o mesmo slogan, informa a agência Lusa.
O secretário de Estado da Juventude e Desporto, Laurentino Dias, disse que esta é «uma temática sempre actual» e que «há muito por fazer» pela «igualdade».
O Dia Internacional da Juventude, neste domingo, vai marcar o arranque da campanha, que terá uma imagem renovada para a rádio, televisão, cinema e imprensa escrita.
Laurentino Dias pretende repetir o sucesso da campanha anterior, «realizada há dez anos com êxito», para que as pessoas tenham «a consciência de que cada um pode contribuir para aproximar» o outro e «fazê-lo mais igual».
«Um mundo mais igual para todos» é o objectivo expresso no final de cada «spot» da iniciativa promovida pela secretaria de Estado da Juventude e Desporto.
Ver as pessoas sem olhar a raças e credos
Helena Silva
Jornal de Notícias
Dez anos depois, está de regresso a Portugal e outros países da Europa a campanha "Todos Diferentes, Todos Iguais", que pretende ajudar a semear, sobretudo junto dos mais jovens, sementes contra a intolerância. Ontem, a acção - que se tem pautado, nos últimos três meses, pela realização de acções e debates promovidos por associações - assumiu contornos mais mediáticos, com o lançamento, em Leiria, de três filmes e diversos cartazes. "Quando vês nacionalidade, raça ou credo, não vês a pessoa" é o alerta da campanha que envolve, na organização, o Conselho da Europa, a secretaria de Estado da Juventude e do Desporto e o Instituto Português da Juventude.
"A sociedade portuguesa é uma sociedade tolerante", considerou Laurentino Dias, secretário de Estado da Juventude e do Desporto, frisando que a actualidade da campanha se justifica com o facto de "dificilmente uma sociedade moderna conseguir atingir o dia em que conclua que não é preciso fazer mais nada na luta contra a discriminação". "Há sempre alguma coisa que é preciso fazer", sustentou.
O governante explicou ainda que, como Portugal preside, neste semestre, à União Europeia, se pretende que a campanha "se desenvolva de uma forma muito forte".
A apresentação foi feita em Leiria, no dia em que a cidade recebeu o jogo de futebol F.C.Porto-Sporting. O encontro foi aproveitado para chamar a atenção sobre a questão. E, sublinhou o secretário de Estado, o futebol é um exemplo de tolerância. "Jogadores de várias nacionalidades dão o seu contributo e, coordenados por um treinador, jogam em equipa, puxando todos para o mesmo lado", afirmou, acreditando que este exemplo pode ser "passado para o mundo, de forma a que se torne mais igual e fraterno".
A ex-atleta olímpica Rosa Mota, o actor Rodrigo Menezes e a apresentadora Marta Leite Castro são alguns dos rostos mediáticos da campanha.
Portugal Diário
Jornal de Notícias
Boikot: Hasta Siempre
BRAGANÇA. Cidade localizada em Trás-os-Montes, apenas a 12km de Espanha, é sede de concelho e capital do distrito homónimo. De origem pré-histórica (era a antiga Brigantia), recebeu o primeiro foral de D. Sancho I em 1187.
ANTI-. pref. Dá a ideia de acção contrária, oposição, contrariedade, contra, direcção oposta.
FASCISTA. adj. Do fascismo. || m. e f. Partidário deste movimento.
FASCISMO. do It. fascismo < Lat. fasces subs. m., ideologia e sistema político e social totalitário introduzido em Itália por Mussolini, cujo emblema era o feixe (fascio) de varas usado pelos antigos lictores romanos, significando a união nacionalista, e que se caracterizou por um controlo estatal da maior parte das actividades, pela concentração do poder na pessoa do ditador e por um nacionalismo exacerbado.
Acende a tua consciência!
Junta-te à nossa luta! Combate este flagelo!
Não importa a tua cor política, muito menos a tua cor de pele! Não importam as tuas cores clubísticas nem as orações que rezas! Não importa a música que ouves ou os programas de TV que vês! Se não defendes o fascismo estás do nosso lado! Só tens que o começar a mostrar! Isto sim, importa!
Envia-nos um email com os teus dados (Nome, data de nascimento, profissão e localidade) para o endereço electrónico bragancaantifascista@gmail.com
Serás contactado assim que possível para receberes todas as informações que precisas!
0 comentários:
Enviar um comentário