quinta-feira, 26 de julho de 2007

Ataque nazi a acampamento eco-libertário na Russia II

No passado dia 23 os participantes do acampamento eco-libertario de Angarsk fizeram um piquete no centro da cidade para distibuir informações sobre a implementação do centro de enriquecimento de urânio e sobre o infame ataque dos nazis que resultou na morte de Ilia Borodaenko. Participaram neste piquete cerca de 35 pessoas.

Os jornalisatas acompanharam o protesto durante a primeira meia hora fazendo várias entrevistas @s manifestantes. Logo de seguida a polícia interviu e ordenou que fosse baixada uma faixa que dizia "Hoje de luto, amanhã continuaremos a luta!". Tod@s se recusaram a faze-lo e rapidamente fizeram uma corrente humana para tentar impedir as prisões.

Os moradores da cidade apoiam o acampamento e recusam-se a depor contra os activistas.

Em memória de Ilia Borodaenko foi feita uma vigília no local onde estava situado o acampamento. Mas após a vigília deu-se novo ataque da escuamlha nazi!!! A crueldade e falta de respeito que demonstram é incrível... Três pessoas ficaram feridas, felizmente sem gravidade.
A situação é muito preocupante, estes activistas precisam de solidariedade e ajuda urgente!

O que é que podemos fazer estando tão longe?

Enviar cartas de denúncia para a embaixada da Rússia (coisa que está a ser feita por todo o mundo) exigindo o não-silêncio em relação a este assunto. O protesto em frente à embaixada também é uma opção.

Fica a morada da Embaixada Russa em Portugal:

R Visconde Santarém 59, Lisboa
1000-286 LISBOA

Telefone: 218 461 521

É também necessário apoio financeiro para tratamentos dos feridos e também para transportar o corpo de Ilia Borodaenko para casa que custa quase 2000 €.

Uma activista, Marina, ainda está hospitalizada com um traumatismo craniano e os dois braços fracturados.

Situação mais preocupante vive o activista Yura que está ainda em estado considerado muito grave. Dia 24 foi submetido a uma cirurgia de emergência, mas mesmo assim continua com um estado de saúde crítico. Mantenhamos a esperança...

Em Irkutsk, cidade vizinha, um activista que tinha participado no acampamento foi brutalmente espancado pelos nazis que depois atacaram um grupo de skaters com pistolas pneumáticas tendo ferido uma rapariga com gravidade.

Segundo informações oficiais os activistas presos pela polícia já foram libertados tendo que pagar uma multa. Sem saberem porquê...

O SILÊNCIO É CUMPLICIDADE!!!

0 comentários: