domingo, 22 de abril de 2007

Aquele que o povo injustamente esqueceu...

Com a chegada do mês de Abril, os Portugueses começam a relembrar personalidades políticas ou do meio cultural/musical ligadas à revolução.
Injustamente, são poucos os que recordam quem esteve lá. Quem deu o corpo, e quem, através da sua calma e ponderação conseguiu alcançar o sucesso no dia 25 de Abril de 1974.

Uma pequena homenagem a quem nos deu a Liberdade:


Fernando José Salgueiro Maia:

Dele se diz "ter sido o melhor de entre os melhores dos corajosos e generosos Militares de Abril". Nasceu em Castelo de Vide a 1 de Julho de 1944.. Fez os estudos secundários no Colégio Nun'Álvares, em Tomar, e no Liceu Nacional de Leiria. Entrou para a Academia em 1964 e em 1966 ingressou na Escola Prática de Cavalaria de Santarém. Combateu na Guiné e em Moçambique, já com a patente de capitão. Foi um dos elementos activos do MFA. No dia 25 de Abril de1974, comandou a coluna militar que saiu da EPC de Santarém e marchou sobre Lisboa, ocupando o Terreiro do Paço. Horas mais tarde comandou o cerco ao Quartel do Carmo que terminou com a rendição de Marcelo Caetano. Foi membro activo da Assembleia do MFA, durante os governos provisórios, mas não aceitou qualquer cargo político no pós 25 de Abril. Faleceu em Santarém, a 4 de Abril de 1992, vítima de cancro.

(In Centro de Documentação 25 de Abril Universidade de Coimbra)

Consulta a biografia de Salgueiro Maia aqui (Vidas Lusófonas).

0 comentários: